Pesquisa de Mercado

Com o objetivo de facilitar e ampliar a utilização da inseminação artificial no Brasil, a ASBIA realiza constantemente pesquisas de mercado para diagnosticar quais as principais dificuldades encontradas por criadores que utilizam ou já utilizaram a Inseminação Artificial e quais os motivos dos que não inseminam para não utilizarem a técnica ainda.

Premio de Incentivo

Prêmio do Inseminador

A ASBIA criará um prêmio com o objetivo de valorizar o trabalho e dedicação do inseminador, pois o mesmo representa um elemento fundamental para o sucesso da inseminação artificial. Um bom inseminador deve ser interessado na sua atividade, para que realize com o máximo de empenho todas as recomendações recebidas durante o curso. O inseminador deve ser um profissional responsável para que as tarefas de observação de cio, horário de inseminação e cuidados na aplicação do sêmen, sejam executadas com muito rigor e dedicação.

Prêmio SBMA/ASBIA

A ASBIA patrocina prêmios como o da SBMA/ASBIA para melhores trabalhos relacionados a inseminação artificial, com o intuito de incentivar estudos e pesquisas no setor.

Apoio à Unificação dos Sumários da Raça Nelore

A ASBIA apóia a SBMA (Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal) no desenvolvimento de um Sumário Unificado da Raça Nelore. A concentração dos sumários brasileiros traria pelos menos duas conseqüências benéficas: a possibilidade de facilitar o entendimento dos pecuaristas na escolha do material genético a ser utilizado, além de pavimentar o caminho para a valorização e a promoção das raças zebuínas no exterior.

Combate ao Sêmen Clandestino e Valorização de sua Qualidade

Com o intuito de fornecermos uma genética de qualidade para os criadores, estamos sempre preocupados em promover campanhas valorizando a importância da qualidade do sêmen e combatendo a aquisição de sêmen clandestino. Alertamos que a utilização de sêmen produzido fora das centrais certificadas, além de não seguir todas as etapas sanitárias, representando sérios riscos de transmissão de doenças, também não atende os padrões mínimos exigidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Padrão ASBIA de Cursos de Inseminação

Com o objetivo de melhorar cada vez mais os cursos ministrados por nossos associados, e conseqüentemente, a capacitação dos inseminadores formados, a ASBIA criou o Padrão ASBIA de Cursos de Inseminação Artificial em Bovinos de Corte e Leite. Foram definidos requisitos mínimos para que os cursos atendam a necessidade de capacitar inseminadores para utilizar a técnica com eficácia. Alguns parâmetros fora estabelecidos como carga horária, número de instrutores por aluno, número de animais utilizados para aulas práticas, instalações necessárias, materiais obrigatórios, além de todos os assuntos que devem ser abordados nas aulas teóricas. Estes parâmetros possibilitam ao aluno condições de aprender de maneira eficiente todo o processo e etapas necessárias para a correta implementação de um programa de inseminação artificial. É importante que mesmo nos cursos realizados a campo sejam cumpridas as exigências mínimas do Padrão ASBIA, pois a eficiência do inseminador é um dos principais contribuintes para o sucesso da Inseminação Artificial.

Participação em eventos

Participamos em eventos através de estandes, palestras, simpósios e congressos divulgando a inseminação artificial. Segue abaixo alguns eventos que contaram com a presença ou apoio da ASBIA:
. Feicorte
. Feileite
. Congresso de Buiatria – Campo Grande – MS
. Sipara – Londrina – PR
. Parque do Peaozinho – Barretos – SP
. Agroleite
. Outros

Convênio ASBIA/ABCBRH/MAPA

Com o objetivo de divulgar a importância da Inseminação Artificial, o Controle Leiteiro, Registro Genealógico, Classificação por Tipo e Melhoramento Genético do Gado Holandês, foi firmado convênio entre ABCBRH (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), ASBIA e MAPA, onde foram realizadas palestras divulgando e esclarecendo dúvidas sobre estes assuntos.

Convênio ASBIA/ABCBRH/MAPA

No intuito de oferecer a técnicos, professores e criadores materiais altamente educativos, a entidade elaborou manuais, vídeos e banner’s englobando todo o processo da IA, suas vantagens, manejo dos animais e muito mais.

Relatório de Comercialização de Semen

A ASBIA elabora e divulga anualmente um relatório com o número de doses de sêmen (nacionais e importadas) comercializadas por raça no Brasil. Este relatório permite conhecer as características do mercado, a evolução das raças, e o incremento anual da utilização da inseminação artificial no país.