Selecione o mês: Junho / 2016

  1. Destaque da bateria CRV Lagoa, Curió é o mais novo líder Girolando ¾
    Fonte:CRV Lagoa

    Reprodutor é de criação e propriedade de José Geraldo Vaz Almeida, da Fazenda Belo Horizonte, de Amargosa (BA)

    Curió FIV Paramount JGVA, touro Girolando ¾ da bateria CRV Lagoa, teve o resultado de seu teste de progênie antecipado em virtude do número de filhas avaliadas e do número de rebanhos, gerando, assim, a confiabilidade necessária para divulgação da prova. O anúncio ocorreu na Megaleite 2016, que está sendo realizada em Belo Horizonte (MG).

    Portanto, Curió agora é touro provado, na liderança absoluta dentre os reprodutores Girolando ¾, com PTA Leite de 483,18 kg e 75% de confiabilidade, sendo 23 filhas avaliadas em 8 rebanhos. O reprodutor sempre obteve destaque absoluto entre os touros jovens em teste de progênie até então e é homozigoto A2A2 para Beta-caseína.

    Curió é de criação e propriedade de José Geraldo Vaz Almeida, da Fazenda Belo Horizonte, de Amargosa (BA). Seu pai, Paramount, é touro milionário Holandês, e sua mãe, Patativa, sagrou-se Grande Campeã Nacional, com lactação oficial de 19.293 kg e PTA Leite 1.706 kg no Sumário de Vacas Embrapa/Girolando 2014. Sua irmã própria, Carretilha FIV JGVA, foi Grande Campeã e Melhor Úbere Fenagro/2010 e Res. Campeã Nacional Megaleite/2012. Possui filhas com produção acima de 25 kg de média diária na 1ª lactação, transmitindo excelente sistema mamário e conformação funcional.

    “Curió traça sua história na raça Girolando, tanto nos resultados a campo que temos acompanhado com filhas produtivas, precoces e que possuem excelente conformação funcional, e agora com uma prova sólida em PTA Leite que condiz exatamente com o que os produtores de leite Brasil afora vêm conquistando com suas progênies”, ressalta Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa.

    Sobre a CRV Lagoa

    Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

    Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.

    Data: 24/06/2016
  2. Alta tem touro número um no Sumário da raça Girolando
    Fonte:Alta Genetics

    Jacuba Titânio Benfeitor Celsius tem a maior produção de leite do mercado 

    O touro campeão do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando – Sumário de Touros – Resultado do Teste Progênie – Edição 2016 é da Alta. O líder é o Jacuba Titânio Benfeitor Celsius, maior produtor de leite do mercado. Segundo Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta, trata-se de um touro com uma consistência de família, criado pela Fazenda Jacuba, uma das primeiras fazendas de Holandês com controle leiteiro oficial ininterrupto da raça. “Isso fez com que criassem um Girolando usando touros provados da raça Gir Leiteiro por várias gerações”, acrescenta.

    A Alta também teve mais oito touros entre os 20 primeiros colocados: Turbante Touch das Arábias, Charmoso Wildman Tannus, Jacuba Dark Benfeitor Aaron, Diplomata Roy Santa Luzia, Garimpo Boss JGVA, Impacto FIV da Prata JAC, Cacique Índio Sertão e Diamante Billy da Cacá. “Estamos muitos felizes. Esses resultados tem um sentimento de um trabalho bem feito quando escolhemos estes touros há sete anos. Isso comprova que as escolhas da Alta são criteriosas para colher touros provados no futuro”, destaca Marquez.

    Durante o Sumário também foram divulgados os touros aprovados que farão parte das avaliações (os touros jovens). Entre eles, sete são da Alta. “Já pensamos lá na frente para garantir que nossa bateria seja sempre de boa qualidade e a número um do mercado”, finaliza o Gerente.

    O resultado foi divulgado durante a Megaleite 2016 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), considerado o maior evento de leite do Brasil, que acontece até o dia 26 de junho, na cidade de Belo Horizonte/MG.

    Sobre a Alta Genetics

    A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br

    Data: 24/06/2016
  3. Recordista 5/8 produz 90kg de leite na MegaLeite
    Fonte:ABS Pecplan

    Vaca é filha de Aftershock, um dos touros mais famosos da bateria Leite Europeu da ABS

    Terminou nesta quinta-feira (23/06) um dos Concursos Leiteiros mais esperados do ano: o torneio da MegaLeite. A feira, que estreia este ano em Belo Horizonte (MG), registrou uma nova recordista: a vaca Capitu FIV Agro SD, que produziu média de 90,108kg de leite/dia.

    A fêmea 5/8 que levou o título de Grande Campeã do Torneio Leiteiro de Girolando é filha de Aftershock, um dos touros holandeses mais famosos do Catálogo da empresa.“É muito leite. Quase dois latões. Sem dúvida, representa muito bem a consistência da genética da nossa bateria”, comenta o técnico do Departamento Leite da ABS, Helder Ruy. Vale destacar que, com esse desempenho, Capitu passa a ser a nova recordista (entre as vacas 5/8) de todas as edições da MegaLeite. O animal pertence ao expositor João Domingos Gomes dos Santos, de Luiziânia (GO)

    Além dela, outas duas representantes da genética ABS também se destacaram no Concurso Leiteiro, ambas filhas do rei Teatro (um dos touros mais importantes da raça Gir Leiteiro).  Entre elas, a vaca Liberdade FIV Teatro que conquistou o Campeonato 1/4 com média de 69,5 kg de leite, recorde da categoria na feira. “Esse é mais um resultado que Teatro acumula, se mostrando cada vez mais não só líder de pista, como também de latão”, destaca Helder Ruy, lembrando que o reprodutor também teve uma progênie classificada como Reservada Campeã na categoria ½ sangue, com 82kg de leite.

    Ao todo, 24 fêmeas Girolando participaram do Concurso Leiteiro da MegaLeite 2016 entre o período de 20 a 23 de junho.

    Pista de julgamentos. Raul Andrade, gerente do Departamento Técnico Leite da ABS, comenta que este ano a pista de julgamentos está muito pesada, com participação de grande número de animais e todos com qualidade superior. “E nessa competição muito disputada, a ABS se destacou fazendo o Grande Campeão Touro Jovem”, informa. Máximus Brenda Gerard Rancho do RO tem genética fechada ABS. “Mais um filho de Brenda, que é Teatro, mostrando toda sua capacidade genética em produzir ótimas progênies”, acrescenta, ressaltando que o touro foi contratado pela ABS e em breve estará com sêmen disponível no mercado.

    Vale lembrar que outra progênie de Brenda com touro Aftershock conquistou o título de Reservada Fêmea Jovem. O gerente destaca ainda que, na categoria 5/8, chamou atenção a grande quantidade de filhas do Sabiá, touro da bateria ABS que foi provado este ano pelo teste de progênie.

    Data: 24/06/2016
  4. ABS contrata nove touros durante MegaLeite
    Fonte:ABS Pecplan

    Anúncio foi feito durante divulgação dos resultados do Teste de Progênie 2016 e da Pré-seleção de touros feita pela Associação Girolando

     

    A ABS Pecplan anunciou na tarde desta terça-feira (21), durante a MegaLeite 2016, a contratação de nove touros Girolando dos graus sanguíneos ¾, 5/8 e PS. Os animais foram graduados pela 4ª Prova de Pré-Seleção de touros da Associação e deverão ter genética disponível no mercado no segundo semestre deste ano.

    “Essa pré-seleção é uma ação muito importante porque aumenta os critérios dos touros que serão destinados à coleta de sêmen”, avalia Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS, ressaltando que o resultado das graduações agradou tanto o time da ABS que resolveram investir forte em touros que apresentaram excelente desempenho e devem contribuir muito para o melhoramento dos rebanhos brasileiros.

    Entre os novos reprodutores contratados, chama atenção Brasileiro IT, um puro sintético que foi considerado o melhor do grupo. “Com certeza será um sucesso no mercado pela consistência de seu pedigree”, garante Fernando Rosa,  lembrando que o touro é filho do Sabiá que também integra a bateria ABS.

    Sumário. A Associação da Girolando também divulgou nesta terça-feira (21/06) mais uma edição do Sumário da raça. O anúncio do Teste de Progênie 2016 confirmou a qualidade da bateria da ABS Pecplan, sendo que o touro Imperador, por exemplo, se manteve entre os líderes da raça. “Ele confirmou sua capacidade de transmissão de leite, com PTA Leite de 335,6 kg. Além disso, a prova identificou que ele possui a betacaseína A2A2”, reforça Fernando Rosa.

    Ainda entre os 5/8, o touro Sabiá estreou nas provas com ótimo resultado. “Com PTA de 284,93kg, ele é o melhor entre os top 20 da raça para idade ao primeiro parto, que é uma característica econômica importantíssima”, comenta o gerente da ABS.

    Além deles, com PTA 65,48kg, Baú das Arábias também se destacou nos resultados e foi considerado o terceiro melhor touro puro sintético da raça.

    MegaLeite.  A ABS Pecplan marca presença na exposição com estande no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, e com toda equipe Leite para atendimento aos participantes do evento. A MegaLeite acontece até o próximo dia 26 de junho com a participação de 1.400 animais.

    Data: 23/06/2016
  5. Alta tem touro número um no Sumário da raça Girolando
    Fonte:Alta Genetics

    Leite Nacional da Alta, trata-se de um touro com uma consistência de família, criado pela Fazenda Jacuba, uma das primeiras fazendas de Holandês com controle leiteiro oficial ininterrupto da raça. “Isso fez com que criassem um Girolando usando touros provados da raça Gir Leiteiro por várias gerações”, acrescenta.

    A Alta também teve mais oito touros entre os 20 primeiros colocados: Turbante Touch das Arábias, Charmoso Wildman Tannus, Jacuba Dark Benfeitor Aaron, Diplomata Roy Santa Luzia, Garimpo Boss JGVA, Impacto FIV da Prata JAC, Cacique Índio Sertão e Diamante Billy da Cacá. “Estamos muitos felizes. Esses resultados tem um sentimento de um trabalho bem feito quando escolhemos estes touros há sete anos. Isso comprova que as escolhas da Alta são criteriosas para colher touros provados no futuro”, destaca Marquez.

    Durante o Sumário também foram divulgados os touros aprovados que farão parte das avaliações (os touros jovens). Entre eles, sete são da Alta. “Já pensamos lá na frente para garantir que nossa bateria seja sempre de boa qualidade e a número um do mercado”, finaliza o Gerente.

    O resultado foi divulgado durante a Megaleite 2016 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), considerado o maior evento de leite do Brasil, que acontece até o dia 26 de junho, na cidade de Belo Horizonte/MG

    Data: 23/06/2016
 
 

Contato

Endereço: Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Quadra 11 / Lote 4 - Parque Fernando Costa
Bairro São Benedito / Uberaba-MG
Telefone: (34) 3333-1403
E-mail: asbia@asbia.org.br
Momesso Web Studio