Selecione o mês: Setembro / 2018

  1. Alta traz para o Brasil tecnologia inovadora que avalia a qualidade do sêmen congelado
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Citometria de Fluxo é uma técnica de avaliação espermática que potencializa a precisão da análise; iniciativa é pioneira no segmento do País

    A Alta, empresa líder no mercado de inseminação artificial do país, investe em equipe de pesquisa, inovação e desenvolvimento que trabalha continuamente para oferecer aos pecuaristas soluções para atender suas demandas e desafios. Dessa forma, a empresa é pioneira ao apresentar para o mercado brasileiro uma técnica de avaliação celular inovadora, que potencializa a precisão da avaliação da qualidade do sêmen congelado.

    Denominada de Citometria de Fluxo, a tecnologia avalia um atributo particular e importante do espermatozoide do touro, como a viabilidade, em conjunto com parâmetros de motilidade, vigor celular e morfologia espermática para atestar as características e atributos do sêmen de maneira sistêmica.

    "A Citometria de Fluxo analisa vários parâmetros simultaneamente e atua com objetividade ao analisar as amostras. A leitura da viabilidade celular é realizada por equipamentos de última geração, chamados citômetros de fluxo, em que a leitura é realizada em 10 segundos com até 10 mil células analisadas por amostra", comenta o Médico Veterinário da Alta, Neimar Severo.

    Cada espermatozoide examinado pelo citômetro representa 2.500 células de uma palheta, enquanto cada espermatozoide avaliado pelo CASA - sistema computadorizado de análise de sêmenutilizado pela Alta desde 2013 - representa 50 mil células da mesma palheta com uma precisão maior na avaliação. Ou seja, a acurácia da análise do sêmen por citometria de fluxo é dezenas de vezes maior quando comparada com outras técnicas, que lêem um número menor de células por amostras.

    Embora a motilidade e o vigor do espermatozoide seja muito prática e útil para a avaliação do sêmen, pode ser considerada incompleta em relação ao objetivo de estimar o potencial de fertilidade de uma amostra.

    "Essa tecnologia reforça nosso pioneirismo no mercado de inseminação artificial, uma vez que somos a única empresa de coleta e processamento de sêmen bovino do país a utilizar a citometria de fluxo no controle de qualidade do sêmen congelado. Nosso laboratório implementou essa tecnologia, utilizada por unidades de produção da Alta em outros países, para complementar nosso processo de controle de qualidade e proporcionar segurança aos pecuaristas. Mais uma vez queremos garantir a confiança na qualidade do sêmen dos touros e evoluir cada vez mais no segmento para disponibilizar ao criador uma tecnologia de excelência", observa.

    Data: 20/09/2018
  2. Sumário de Touros PMGS 2018 traz informações genômicas inéditas da raça Senepol
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Considerada uma tecnologia revolucionária na pecuária, a genômica foi incorporada ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS) em 2017 e já traz os primeiros resultados

    O Sumário de Touros PMGS 2018 acaba de ser lançado e contempla resultados genômicas oficiais de 209 reprodutores da raça relativos aos genes de Dupla Musculatura (responsáveis pelo desenvolvimento anormal da massa muscular) e Slick Hair, o chamado pelo curto (relacionado à resistência ao calor). Para garantir um volume de dados suficientes para gerar as informações genômicas, a ABCB Senepol subsidiou a genotipagem de 3.500 a 4.000 indivíduos.

    De maneira geral, quase 92% dos animais avaliados não têm o gene para dupla musculatura e quase 82% são positivos para o gene Slick. Apesar de causar o aumento da massa muscular nos animais que carregam a alteração da Dupla Musculatura, sua ocorrência leva ao aparecimento de problemas de manejo devido ao aumento da chance de ocorrência de dificuldade do parto. Também existe uma diminuição no teor de gordura na carne de animais com essa característica. "Espera-se que os animais não possuam em seu DNA qualquer cópia do gene Dupla Musculatura mutado, de tal forma que os reprodutores e doadoras nunca tenham a chance de transmitir essa característica indesejável aos seus descendentes", explica o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, que coordena as avaliações genéticas da raça Senepol dentro do Programa Geneplus. Já o gene Slick Hair é uma das razões do grande sucesso que a raça Senepol obteve ao longo de cem anos desde a sua formação, conseguindo obter alta produção mesmo em regiões de alta temperatura.  

    O Sumário de Touros PMGS 2018 traz, ainda, DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) para diversas características, tais como: pesos ao nascer (PN), à fase materna (P120), à desmama (PD) e ao sobreano (PS), ganho pós-desmama (GPD), perímetro escrotal ao sobreano (PES), escores de conformação frigorífica à desmama (CFD), e ao sobreano (CFS), características de carcaça avaliadas por ultrassonografia, Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), além do Perímetro Escrotal ao Sobreano (PES). Para tanto, foram avaliados 1.308 reprodutores. "Passamos dos 90 mil animais registrados nascidos em solo brasileiro. Essa fantástica multiplicação nos enche de orgulho ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade perante os criadores e investidores que acreditam na raça. Atualmente, nossa maior preocupação é com o melhoramento genético do Senepol, focando principalmente as características econômicas exigidas pelo mercado, inclusive fazendo uso da genômica, mais um recurso tecnológico essencial de seleção", assegura o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

    A versão on-line está disponível no site da ABCB Senepol (www.senepol.org.br) e da Embrapa Gado de Corte (www.embrapa.br/gado-de-corte ou www.geneplus.com).

    Data: 20/09/2018
  3. GENEX entra na genética nacional
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Touro Angus brasileiro fará parte da bateria de corte Taurino

    A GENEX, uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, acaba de entrar na genética nacional com a contratação de um touro Angus brasileiro, o primeiro de sua bateria. A negociação ocorreu durante o 4º Leilão Casa Branca realizado no último domingo, 08/09, na Fazenda Santa Ester, em Silvianópolis (MG). Ocasião em que os irmãos Abel e João Leopoldino adquiriram 50% do touro e os outros 50% permaneceram com a Casa Branca. 

    Segundo o gerente de Marketing da GENEX, Daniel Carvalho, trata-se de um embrião importado oriundo do melhor criatório de Angus dos EUA, a Shaff Angus Valley (SAV), que está registrado na American Angus Association (AAA) e terá seu teste de progênie realizado também no programa da associação americana.

    “Para GENEX esse é um marco em nossa bateria taurina de corte, pois se trata do primeiro touro Angus contratado fora dos EUA, é filho do touro SAV Renown na Primerose 9268, filha de SAV Bismarck, ambos os touros revelados e consagrados pela GENEX”, ressalta Carvalho.

    Ele detalha ainda que predicados técnicos não faltam. “É performance absoluta, tanto para desempenho em crescimento, quanto em peso de carcaça, o que o qualifica como um expoente na bateria GENEX voltada para o cruzamento industrial. Mas que não o descredencia para uso no mercado de gado puro, onde certamente contribuirá com o rebanho nacional. Estamos felizes pela parceria com a Casa Branca e o Grupo Leopoldino, abrindo nossas portas ao Angus nacional com chave de ouro!”, finaliza.

    Para o pecuarista Abel Leopoldino, do Grupo Leopoldino, um dos mais conceituados em produção animal, explica que quando a oportunidade surgiu, entrou em contato com a GENEX. “Quando a GENEX se interessou pela contratação, resolvemos fazer esse investimento. Tenho a certeza que vamos crescer muito com essa aquisição e que atingiremos diversos objetivos. A GENEX tem uma expertise absurda em diversas raças, mas principalmente em Angus, e para o criador é uma empresa que representa muito e tem um valor muito significativo”.

    Data: 18/09/2018
  4. Profit Tour GENEX está com inscrições abertas
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    De 2 a 13 de outubro serão visitadas diversas fazendas leiteiras nos Estados Unidos e ainda a World Dairy Expo, maior feira de gado de leite do mundo

    Promovido anualmente pela GENEX, uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, o Profit Tour 2018 será entre os dias 2 e 13 de outubro e percorrerá expoentes da produção leiteira nos Estados Unidos.

    O programa tem como foco promover a troca de experiências por meio de visitas a propriedades americanas, que serão acompanhados pela equipe técnica da empresa, encabeçada pelo gerente de produto leite, Bruno Scarpa Nilo. Ele ressalta que a ida ao Profit Tour proporciona aos participantes a chance de conhecer de perto o sistema de produção de leite americano, com as mais modernas e avançadas tecnologias, conhecer a estrutura da GENEX (centro de coleta, de distribuição, entre outros setores) e ainda visitar a maior feira de gado de leite do mundo, a World Dairy Expo.

    Os interessados podem entrar em contato com a empresa pelos e-mails bscarpanilo@genexbrasil.com.br e nfranco@genexbrasil.com.br ou por telefone (16) 3362-3888. Com a proximidade da viagem, é necessário que passaporte e visto para os Estados Unidos estejam em dia.

    Data: 14/09/2018
  5. Alta adquire 50% do Brahman Vermelho, VPJ Mr Hard 926
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Animal foi destaque no leilão VPJ

    A Alta, empresa de melhoramento genético de bovinos, adquiriu 50% do touro VPJ MR Hard 926, destaque da raça Brahman Vermelho, durante 1º Leilão Virtual do criatório VPJ, realizado na última quinta-feira (06). Lote mais disputado da noite, o reprodutor foi arrematado por R$ 150.000, sendo valorizado em R$ 300.000.

    Mr Hard é filho do HK Polo 757, touro mocho americano com excelente performance e balanceamento, e Miss Lunara 191, fêmea 100% fechada australiana da linhagem de Lancefield M Break Thru na Palmvale Miss Pablo 1791, ambos importados vivos pelo criatório VPJ.

    O reprodutor de três anos e meio é indicado para melhorias de rebanho PO e está contratado e iniciando coleta na Alta. "O animal alinha genótipo e fenótipo muito consistentes. É mocho natural, top 5%, pesando 1258 KG sem nenhum acúmulo de gordura, é uma máquina de produzir carne", destaca o Gerente de Corte Zebu, Rafael Oliveira.

    O Brahman Vermelho é característico pela precocidade, rusticidade, produtividade, fertilidade e excelente habilidade materna - se tornando uma grande opção para cruzamentos, inclusive com raças leiteiras. Além disso, sua pelagem vermelha, contribui com a padronização nos cruzamentos industriais, especialmente as europeias Red Angus, Hereford, Shorthorn, Devon e Limousin.

    Data: 13/09/2018
 
 

Contato

Endereço: Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Quadra 11 / Lote 4 - Parque Fernando Costa
Bairro São Benedito / Uberaba-MG
Telefone: (34) 3333-1403
E-mail: asbia@asbia.org.br
Momesso Web Studio