Selecione o mês: Julho / 2017

  1. Abertas inscrições para a 6ª Pré-Seleção de Touros Girolando
    Fonte:Assessoria de Imprensa | Girolando

    Para identificar touros de melhor desempenho reprodutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de abrir inscrições para a 6ª Pré-Seleção de Touros. Com vaga para 100 reprodutores, a prova será realizada no Centro de Performance Girolando, no campus do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba (MG). Os animais permanecerão no local entre novembro e o primeiro trimestre de 2018, onde passarão por avaliações reprodutivas, resistência à endo e ectoparasitos, termo tolerância de conformação e temperamento. Aqueles com melhor desempenho integrarão o próximo grupo de touros do Teste de Progênie.

    Podem participar animais com Registro Genealógico e com uma das seguintes composições raciais: 5/8 Holandês + 3/8 Gir, 3/4 Holandês + 1/4 Gir ou Puro Sintético da (PS). As inscrições vão até outubro.

    As inscrições para a 6ª Pré-Seleção de Touros podem ser feitas em formulário próprio disponível no site. Clique aqui para baixar o formulário. Depois de preenchido, o documento deve ser enviado à Girolando. Para esclarecer dúvida ou obter outras informações, entre em contato com o PMGG por meio do e-mail pmgg@girolando.com.br ou pelo telefone (34) 3331-6000.

    1997, com a continuidade dos esforços para melhoria e estabelecimento da nova raça foi instituído o teste de progênie da raça Girolando. No caso do Teste de Progênie, a prova zootécnica avalia os reprodutores da raça por meio do acompanhamento e análise das lactações de suas filhas. O objetivo é selecionar os animais para uma série de características, tais como produção de leite, sólidos, idade ao primeiro parto, intervalo de partos, conformação e marcadores moleculares para doenças hereditárias e de produção.

    A Pré-Seleção de Touros Girolando existe desde 2013 e foi criada para garantir que apenas os reprodutores com boa fertilidade sejam avaliados pelo Teste de Progênie, uma prova zootécnica cujos resultados levam cerca de sete anos para serem divulgados. A cada ano novas avaliações são incorporadas.   

    Data: 21/07/2017
  2. Potencial do Senepol será apresentado na Intercorte Campo Grande
    Fonte:Assessoria de Imprensa | Grupo Publique

    As tecnologias voltadas para o aumento da eficiência produtiva da pecuária de corte estão sendo apresentadas neste mês de julho em duas regiões brasileiras de grande atuação no agronegócio: o Norte e Centro-Oeste. Na etapa da Intercorte, realizada semana passada em Ji-Paraná (RO), além de receberem informações técnicas sobre a raça no estande da associação, os visitantes puderam conferir as características do Senepol durante desfile pelos corredores do evento de um animal do criatório Senepol Taquari, pertencente ao criador Wagner Álvares. Ele levou exemplares de seu plantel para a 38ª Expojipa - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, realizada em conjunto com a Intercorte. “O evento foi uma oportunidade para a ABCB Senepol e para nós, criadores, difundirmos as vantagens da raça em cruzamentos.”, destaca Wagner Álvares.

    Para a técnica do programa de melhoramento Geneplus/Embrapa (programa oficial da raça Senepol), Patrícia Eloísa Torres, a Intercorte tornou-se um evento de grande importância para o Norte do Brasil, pois leva temas atuais aos pecuaristas com o objetivo de fortalecer a produção de carne. “A participação da ABCB Senepol reforça uma tecnologia de referência que é o cruzamento industrial. O investimento em tecnologias dentro da raça tem proporcionado animais cada vez mais produtivos e adaptados às condições produtivas no Brasil.”, diz Patrícia.

     

    Próximas etapas da Intercorte- Esta semana, o Circuito Intercorte chega a Campo Grande/MS e deve reunir centenas de pecuaristas, estudantes e profissionais do setor. O evento, que será realizada nos dias 20 e 21 de julho, no Centro de Eventos Albano Franco, terá ainda uma feira de negócios com a presença de várias empresas e entidades, dentre elas a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). 

    A entidade apresentará ao público o trabalho que vem desenvolvendo para valorizar a raça em toda da cadeia produtiva da carne. Os visitantes conhecerão o projeto “Do pasto ao prato”, que destaca as vantagens do Senepol na produção de carne, como a produção de animais com melhor acabamento de carcaça e maior peso, o que aumenta a lucratividade do negócio. A ABCB Senepol ainda apresentará seu Programa de Melhoramento Genético de Senepol (PMGS), lançado este ano.

    Depois de Campo Grande, o Circuito Intercorte passará por dois outros Estados: dias 18 e 19 de outubro em Araguaína (TO), e nos dias 15, 16, 17 de novembro em São Paulo.

    Data: 20/07/2017
  3. CRV Lagoa lançou SireMatch Girolando na Megaleite 2017
    Fonte:Assessoria de Imprensa | CRV Lagoa

    Programa combina dados de pedigree e pontuação de 16 características lineares com o valor genético de reprodutores, indicando o acasalamento mais apropriado para cada fêmea

    Durante a 14ª edição da Megaleite, maior feira de pecuária leiteira do Brasil, realizada entre os dias 28 de junho e 1º de julho, em Belo Horizonte (MG), a CRV Lagoa lançou o SireMatch Girolando, mais completo programa de acasalamento do mercado.

    O SireMatch é um software que combina dados de pedigree e pontuação de 16 características lineares com o valor genético de reprodutores, indicando o acasalamento mais apropriado para cada fêmea, de acordo com o objetivo de seleção e buscando maximizar o progresso genético do rebanho.

    Desenvolvido na Holanda pela CRV e presente em 60 países, o programa, que utiliza metodologia cientifica, trabalha com as raças Jersey e Holandês há mais de 30 anos. No Brasil, após 12 anos de experiência com as duas raças, a Central passa a oferecer o SireMatch à raça Girolando, trabalhando com informações de genealogia, avaliação presencial dos animais, controle zootécnico, dados das associações e valores genômicos do Clarifide Girolando, da Zoetis.

    Os objetivos de seleção previamente definidos do SireMatch trabalham com as características de Pernas e Pés, para rebanhos que buscam melhorar o composto de pernas e pés ou possuem elevada demanda de deslocamento (pastejo, locomoção etc.); Úbere, recomendado para rebanhos cuja prioridade é a melhoria do sistema mamário, seja por deficiência dos animais ou pela elevada exigência do sistema de produção; e Tipo, indicado para rebanhos bons de úberes e pernas e que buscam a obtenção de animais funcionais.

    Dentre os benefícios do programa, destacam-se maior progresso genético e uniformidade; controle de endogamia e defeitos genéticos; maior assertividade com a opção de três objetivos de seleção; melhoria da conformação, com dados de estatura, capacidade corporal, úbere (composto), pernas e pés (composto) e pigmentação; além de gerar produtos passíveis de registro dentro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG).

    Willian Tabchoury, gerente de Contas Leite da CRV Lagoa, explica que o programa foi adaptado pela CRV Lagoa para atender às necessidades dos produtores brasileiros, com o objetivo de melhorar a genética dos rebanhos leiteiros. “O SireMatch Girolando é uma grande inovação e um benefício para todo criador da raça, pois promove um acasalamento inteligente para resultar num rebanho mais eficiente”, destaca.

    Sobre a CRV Lagoa

    Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com mais de 143 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia, Reino Unido e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

    Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br

    Data: 21/07/2017
  4. ABS investe no segmento corte e contrata especialista para América Latina
    Fonte:Assessoria de Imprensa | ABS

    Com oito anos de experiência na cadeia produtiva, Rogério Fonseca Peres assume novo cargo trazendo a visão do cliente para dentro da empresa com objetivo de criar soluções customizadas

    A ABS Global anunciou esta semana a criação de novo cargo gerencial para a divisão Corte. A recém-criada posição de Gerente Contas-Chave Corte para América Latina mostra o investimento da empresa no segmento e o interesse em valorizar um mercado cada vez mais importante no cenário mundial.

    "Hoje, cerca de 30% da produção de carne do mundo se concentra na América Latina, sendo 54% desse total produzido no Brasil. É um mercado importantíssimo. A criação desse cargo é uma estratégia clara que mostra que a ABS valoriza a região. Já a escolha do nome para ocupá-la revela que nossa empresa quer integrar todos os elos da cadeia no trabalho de melhoramento genético", comenta Ricardo Campos, diretor da ABS na América Latina.

    Rogério Fonseca Guimarães Peres assume o cargo trazendo sólida experiência profissional de oito anos na área de Agronegócio, período em que atuou com gerenciamento técnico-financeiro de fazenda de gado de corte, coordenando processos de comercialização, manejo, planejamento estratégico e operacional, análises de viabilidade, controle de custos e desenvolvimento de equipe. 

    "Rogério representa um perfil diferente de profissional: ele traz para a ABS a visão do produtor, além de bons relacionamento e entendimento dos três níveis da cadeia produtiva: criadores de gado de cria, confinadores e representantes da indústria frigorífica. E é isso que queremos: valorizar o nosso artigo mais valioso que é o cliente. Vamos ouvi-lo para atender com sucesso as necessidades do mercado", completa.

    O Gerente Contas-Chave Corte América Latina é médico veterinário e possui extensa formação acadêmica, incluindo Pós-Graduação em Produção de Ruminantes, Mestrado em Produção Animal e Doutorado em Produção Animal. "Quero desenvolver e implementar estratégias que agreguem valor ao cliente, otimizar o relacionamento com as contas - chaves de todos os sistemas de produção e avaliar oportunidades de novos produtos para cada mercado", comenta Rogério Fonseca, destacando que a intenção é incentivar a criação de soluções genéticas customizadas. "Queremos aumentar a produtividade e lucratividade das fazendas que atendemos", completa.

    Os principais países de atuação do gerente serão: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e México.

    Data: 21/07/2017
  5. Confinamento no semiárido baiano, assessorado pela Premix, terminou 39 mil animais em 2016 e planeja
    Fonte:Assessoria de Imprensa | Premix

    Captar Agrobusiness Confinamento tem planta moderna e excelentes resultados zootécnicos e financeiros

    Em plena região do semiárido da Bahia, um projeto de confinamento se destaca por números grandiosos e planos ainda maiores para o futuro. Trata-se da Captar Agrobusiness Confinamento, localizada no município de Luís Eduardo Magalhães (BA), assessorada pela Premix, empresa nacional líder em nutrição animal.

    A propriedade, de Almir Francisco Moraes Filho, está consolidando uma operação verticalizada de integração bovina, envolvendo as regiões do semiárido e do oeste baiano, através de suas unidades de confinamento, fábrica de ração e fábrica de adubo, garantindo o máximo de segurança e qualidade em cada etapa desse processo.

    A parceria entre a Premix e a Captar existe desde 2013 e o confinamento é atendido pela coordenadora de Confinamento, Amanda Oliveira. Os números são excelentes, principalmente levando-se em conta o clima da região: foram 39 mil animais terminados no confinamento em 2016, com rendimento de carcaça de 55% para machos e 52% para fêmeas. Outro índice interessante foi o de peso médio de abate, que ficou em 19,5 arrobas para machos e 14,5 arrobas para fêmeas.

    Almir explica que, em 2016, o confinamento tinha capacidade para abater 60 mil animais, mas a alta do preço do milho tornou inviável este resultado. “Para este ano, o boi magro e a ração estão mais baratos. No entanto, por conta das recentes notícias no mercado de carne, deveremos manter o mesmo número de animais confinados de 2016, projetando um grande crescimento para 2018”, ressalta.

    A atual planta tem capacidade estática para 30 mil animais, mas será ampliada em 30% este ano, o que a tornará uma das maiores do Brasil. “Com a estrutura aumentada em funcionamento teremos capacidade para abrigar 40 mil animais. Se conseguirmos dar dois giros, teremos 80 mil animais confinados em 2018”, explica.

    A assessoria da propriedade é exclusiva da Premix, que formula 100% da dieta e o núcleo utilizado no confinamento, fornecendo também estudos de viabilidade econômica da operação, auxiliando na precificação das diárias e arrobas produzidas para fechamento com o parceiro, além das diretrizes de manejo de trato.

    Em função dos altos custos para aquisição do boi magro em 2016, o proprietário investiu em fechar animais mais jovens e leves no confinamento, visando aumentar o número de arrobas colocadas no período. Dessa forma, o volume de animais recriados no confinamento ultrapassou 30% do rebanho total abatido, entre fêmeas e machos.

    Para evitar que esses animais comecem a depositar gordura precocemente, atingindo o ponto de abate muito leve, trabalhamos grande parte do tempo com dietas menos adensadas, o que impacta diretamente nos índices de zootécnicos, explica a coordenadora da Premix.

    A Captar trabalha com todas as formas de aquisição de animais: boitel, compra, arroba produzida e parceria. Atualmente, a empresa oferece animais acabados com padrão de peso, garantia de sanidade, disponibilidade de escala para abate e, principalmente, carne de alta qualidade o ano inteiro.

    “Nesses quatro anos de parceria, temos feito um trabalho intenso na Captar, tanto nutricional quanto de manejo, com o intuito de melhorar os índices zootécnicos. O cenário favorável, tanto para aquisição de insumos quanto para compra de animais de reposição tornará a atividade ainda mais lucrativa neste ano”, destaca Amanda.

    “Estamos satisfeitos com a parceria, pois tudo o que foi acordado tem sido cumprido, sendo bom para os dois lados. Temos visto crescimento em nossos resultados, sobretudo com a presença da Amanda, que tem ajudado a melhorar tecnicamente o nosso pessoal”, conclui Almir.

    Sobre a Premix

    O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 38 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

    A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

    Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

    Data: 20/07/2017
 
 

Contato

Endereço: Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Quadra 11 / Lote 4 - Parque Fernando Costa
Bairro São Benedito / Uberaba-MG
Telefone: (34) 3333-1403
E-mail: asbia@asbia.org.br
Momesso Web Studio