Crise será tema de audiência na Expozebu

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará encontro na cidade de Uberaba (MG) para discutir os problemas enfrentados pelo setor produtivo de carne. A reunião foi solicitada pelo deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), em requerimento aprovado na quarta-feira (7).

A audiência deverá ocorrer durante a 73a edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu), promovida anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e pelo Ministério da Agricultura. Nos últimos dois anos, segundo o parlamentar, o setor enfrentou crises em razão dos embargos às exportações de carnes, provocados pela descoberta de focos de febre aftosa em 2005.

Apesar dos problemas, de acordo com Lupion, a ExpoZebu 2006 ainda alcançou o resultado esperado. A feira teve um público de mais de 230 mil visitantes.

Foram arrematados 55 animais, com média de R$ 35 mil por animal. O faturamento ficou próximo de R$ 64 milhões. A exposição tem, entre as atividades, leilões de gado bovino, competições e apresentações de representantes das diferentes raças de bovinos. O objetivo é proporcionar a aproximação entre selecionadores, criadores e produtores rurais.

A ExpoZebu será realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba, entre 29 de abril e 10 de maio de 2007. Com informações da Agência Câmara.